Médicos

Dr. Geraldo Sant' Anna

Formação acadêmica: graduado na Faculdade de Medicina da UFRGS, em 1986, fez Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi Fellow do Departamento de Otorrinolaringologia da Vanderbilt University (1995-96). Médico otorrinolaringologista desde 1989, com atuação na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento. Professor de Otorrinolaringologia dos Cursos de Medicina e Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Membro da Diretoria e Conselheiro de várias entidades associativas: Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia, Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ex-presidente), Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, Unimed Porto Alegre Trabalhos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Aulas, palestras em congressos locais, regionais, nacionais e internacionais. Áreas de especial interesse: Laringologia e voz, distúrbios respiratórios do sono, rinologia, sinusologia, otorrinolaringologia geral.

Dr. Jorge Manfrin

Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (UFRGS), Médico Contratado do Serviço de Otorrinolaringologia - Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HCPA.

Dr. José Lubianca Neto

Formado em medicina pela UFRGS (1991). O médico fez sua residência médica até 1993 no Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Em 1996 concluiu seu mestrado e em 2000 seu doutorado no Pós-Graduação em Ciências Médicas na UFRGS.

Em 1997, durante seu Doutorado “Sandwich” pela CAPES, realizou Fellowship de 1 ano na Divisão de Otorrinolaringologia Pediátrica no Massachusetts Eye & Ear Infirmary, da Harvard Medical School de Boston, EUA. Foi presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica, filiada a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, de 2011 a 2014.

É Professor da Disciplina de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA) desde 1994. É autor de mais de 70 artigos científicos, sendo 32 desses publicados em revistas norte-americanas e européias. Autor também de vários capítulos de livros nacionais e internacionais.

Atualmente é Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio e Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da Santa Cada de Misericórdia de Porto Alegre.

Dr. Luiz Alberto Osowski

Formado em medicina pela UFRGS.

Residência médica no Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Dr. Maurício Miura

Médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Residência em Otorrinolaringologia na Santa Casa de Porto Alegre. Fez seu doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O especialista realizou seu pós-doutorado em Otorrinopediatria e Otologia na State University of New York - Downstate Medical Center. Atualmente, é Coordenador do Programa de Implante Coclear do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. Atua principalmente nos seguintes temas: Otorrinopediatria e Otologia.

Dr. Otávio Pitcher

Médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou sua residência médica em Otorrinolaringologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Fez seu mestrado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em conjunto com a University of Pittsburgh School of Medicine, em Pittsburgh, Pensilvânia. O especialista também atuou como médico contratado do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Clinicas de Porto Alegre até realizar concurso para professor da Faculdade de Medicina da UFRGS, onde atua até hoje em paralelo com a prática clínica na Otorrinos Porto Alegre. Apesar da ampla formação, o médico se dedica mais a sub-área da rinologia, onde é responsável pelos Ambulatórios de Rinossinusite Crônica, orientação cirúrgicas de casos na área do nariz e seios paranasais, além de acessos a base do crânio e em Ambulatórios específicos do Respirador Rinite Alérgica, Fibrose Cística no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Dra. Rita Krumenauer

Formada em medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (2000). A médica fez sua residência médica entre 2001 e 2003 no Serviço de Otorrinolaringologia da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre e concluiu seu mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, em 2009. Trabalhou como médica concursada entre 2010 e 2013 no HPS Porto Alegre.

Atualmente é preceptora do Serviço de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, atuando principalmente na otorrinopediatria.

Dr. Simão Piltcher

Professor Adjunto da UFRGS.

Dra. Cassiana Abreu

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), com especialidade em Otorrinolaringologia no Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, São Paulo.Realizou Fellowship em Rinologia e Base de Crânio na Universidade de Toronto - Canadá. Doutorado sanduíche pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) Universidade de Bonn na Alemanha.

Dr. Luiz Felipe Osowski

Graduado na Faculdade de Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Tem experiência em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia da tireóide, glândulas salivares, boca, faringe, laringe, base de crânio e pele da face e couro cabeludo.

Dra. Kátia Gernhardt

Graduada em Medicina pela FACULDADE DE MEDICINA - UFRGS(2002). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em OTORRINOLARINGOLOGIA.

Dra. Lisiane Kruse

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Com residência médica em Pediatria e Otorrinolaringologia e mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é médica otorrinolaringologista do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Tem experiência na área de Otorrinolaringologia, com ênfase em Otorrinolaringologia infantil.

Dra. Renata Drummond

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA (2009). Residência em Otorrinolaringologia pela UFCSPA - Santa Casa de Porto Alegre (2012). Mestrado em Ciências da Saúde pela UFCSPA (2016). Atualmente é médica e preceptora de otorrinolaringologia no Hospital da Criança Santo Antônio, atuando em Otorrinopediatria.