Horário Atendimento
Procurar
Receba o News

Amigdalites PDF Imprimir E-mail

As amígdalas são acúmulos de tecido linfóide que ficam na garganta, que têm a função de produzir anticorpos para proteger de infecções. Esses tecidos, normalmente são maiores nas crianças e vão diminuindo com a idade.

As infecções, que ocorrem nas amígdalas, sejam por vírus ou bactérias, são chamadas de amigdalites.

O vírus penetra mais facilmente nas amígdalas quando a temperatura ambiente está baixa e quando há exposição ao frio.

Dor de garganta, febre, dor ao engolir, mau hálito, caroços no pescoço são sintomas que podem surgir com a amigdalite.

A gravidade da doença varia muito de pessoa a pessoa.

O tratamento é principalmente sintomático, ou seja, com antitérmicos para diminuir a sensação de mal estar e incomodo; eventualmente analgésicos antiinflamatórios para diminuir a dor e permitir que o paciente se alimente bem, tudo sob orientação médica.

Quando a infecção das amígdalas é causada por bactérias é necessário tomar antibióticos para evitar complicações cardíacas e formação de placas bacterianas em volta das amígdalas. Neste tipo de infecção o paciente costuma apresentar febre acima de 38 graus e bastante indisposição. Nesse caso é fundamental procurar o auxílio de um médico.

Se o paciente começa a ter muitas infecções repetidas, as amígdalas devem ser retiradas, pois em vez de ajudar, estão atrapalhando.

As amígdalas têm muitas dobras na superfície, chamadas de criptas. Nessas criptas são produzidos os anticorpos. Porém, quando as amígdalas não estão funcionando, só servem para provocar infecções, porque bactérias e vírus se acumulam nessas dobras que não estão mais produzindo anticorpos e causam infecções de repetição. Nesses casos, a retirada das amígdalas elimina as infecções.

Indique para um amigo
Seu e-mail:
Seu nome:
E-mail do amigo:

Rua Dona Laura, 320 • 9º andar • CEP 90430-090 • Bairro Rio Branco • Porto Alegre/RS | Fone: (51) 3029-3399 | Fax: (51) 2108-8830
Site idealizado e desenvolvido por Dableoecê Comunicação